EXPERIMENTAR
Em meio a uma apresentação de um projeto de pesquisa estava eu lá com um copo na mão dobrando o mesmo da mesma forma que sempre dobro, mas com uma visão diferente, buscando treinar conceitos que venho estudando de recontextualização.
 
O processo de experimentar materiais e seus limites de força e dobra já venho treinando por mais de um ano e meio e sempre me deparo com sistemas que por meio da associação geram resultados surpreendentes, mas devemos estar com os "olhos abertos" para enxergar as pequenas sutilezas. Uma forma pode não parecer nada de ínicio mas ao apertar uma parcela dela você percebe um movimento diferente, que ao analisar mais próximo percebe que ali tem algo interessante mas não percebe.
 
MUDANDO O CONTEXTO
Ao olhar para uma coisa que não entende de primeira você deve sair do contexto e explorar em sua mente uma forma de associar o que se liga ao conceito explorado, e quando menos esperar aquilo já terá uma referência para que continue.
 
O OBJETO
O copo dobrado em apenas uma de suas partes faz com que o material sofra uma deformação pela tensão do vinco. Assim, o copo passa a ter suas partes superiores e inferiores arredondadas.
 
notion image
notion image
 
Após o reconhecimento dessa forma pude perceber que o mesmo criava o movimento de um pêndulo ao ser colocado em uma superfície lisa e ao adicionar uma força em alguma de suas laterais.
 
ASSOCIAÇÃO PRÓPRIA
 
O momento em que ele balançou e a própria forma gerada me levaram a infância em que sempre gostei muito de dormir em redes por haver um movimento parecido e também minha mãe me lembrou que fazia o mesmo quando criança. O objeto que ela usava era uma poltrona pois berços de ninar eram mais caros na época, mas ao ouvi-la dizendo a história associei todo o copo a cena referida. Pude ver em minha frente um berço de ninar se formando em minha frente e uma possibilidade de criar um produto muito simples e objetivo quanto ao reconhecimento do mesmo.
 
 
 
LEVANDO A PESQUISA
Tenho desde então apresentado a ideia a diversas pessoas para ver o que as mesmas podem me dar como suporte para novos caminhos e identificações de coisas que possa não ter percebido. Portanto, abaixo seguem uma lista de coisas que já foram associadas ao movimento e a forma.
 
  • Misturador
  • Banquinho
  • Berço
  • Timer de Cozinha
 
 
DESAFIOS
Para desenvolver qualquer uma das ideias devo criar modelos maiores e feitos com diversos materiais para entender os princípios da forma e do movimento. Buscar entender quais são as necessidades para quanto ao objeto que esse experimento for levar.
 
DATA DE CRIAÇÃO
Aug 31, 2018
 
badge